top of page
Search

Saudável e livre de transgênicos: conheça o cuscuz crioulo do MCP

Updated: Jun 21, 2021



Um alimento limpo, de base agroecológica e produzido a partir de sementes crioulas. Essas são as três principais características do flocão de milho produzido por camponesas e camponeses organizados pelo Movimento Camponês Popular no interior de Sergipe.


“As sementes crioulas carregam o saber camponês, traduzido nas diferentes práticas de plantio exigidas para cada variedade de alimento”, destaca Karoline Maia, que integra a direção do MCP em Sergipe. "Além disso, o cuscuz crioulo do MCP é produzido a partir de uma base agroecológica, que reduz de maneira substancial a presença de insumos químicos na produção do milho", completa Aline Rios, responsável pela comercialização do cuscuz.


A ausência das sementes transgênicas no processo de produção também retira a necessidade de conservantes, usados pela indústria para aumentar o tempo que o cuscuz pode ficar nas prateleiras dos supermercados, o que distancia ainda mais o produtor do público que consome seu produto. No processo do MCP, essa lógica se inverte. Todos os processos que envolvem a comercialização do cuscuz crioulo acontecem a partir de Sergipe, favorecendo os circuitos curtos de comercialização.


Novos Mercados

Entretanto, o cuscuz de milho crioulo tem despertado interesse em diferentes lugares do Brasil, ampliando o desafio do MCP em distribuir o produto. Em 2020, por exemplo, consolidamos nossa presença no Recife, capital de Pernambuco, e nosso produto já está disponível nas prateleiras de quitandas e espaços agroecológicos da cidade.


Agora, estamos chegando em São Paulo com vendas organizadas pelo próprio movimento e entregas realizadas em parceria com os Entregadores Antifascistas.


Confira abaixo onde você pode comprar o cuscuz crioulo do MCP:


São Paulo

Aracaju

Recife

bottom of page