Nossos símbolos

Os símbolos que vamos criando ao longo de nossa história são representações, que em junção dão a unidade em torno de um ideal, de uma memória e de uma causa: a causa camponesa e popular. É sobretudo, a constituição da mística do MCP e desempenham um papel fundamental em nosso caminhar. Alguns símbolos são fixos e outros vão sendo construídos para representar a nossa trajetória de luta.

A Bandeira é nosso símbolo mais forte. Representa nossa organização. Todo militante do MCP deve ter sua bandeira. Em todos os lugares onde estiver (encontros, lutas, eventos...), também estará nossa bandeira. Em nossos espaços nunca pode faltá-la.  Devemos cuidar muito bem dela. Nunca devemos usá-la como forro de mesa, nem sentar ou pisar nela.

13147531303_dd73fed6e6_o.jpg

Cor verde: simboliza a esperança de construir um mundo melhor e mais justo, com a preservação de nossa Biodiversidade.

Cor vermelha: significa o sacrifício e sangue derramado na luta por outros companheiros e companheiras que vieram antes de nós.

Cor preta: representa nosso luto e a nossa homenagem a todas as lutadoras e todos os lutadores que tombaram lutando pela nova sociedade que sonhamos construir.

Sol: significa um novo horizonte, ao qual sonhamos em chegar, que é a construção do projeto popular para o Brasil.

O camponês e camponesa: caminhando significam que o homem e a mulher também estão em movimento pela transformação, pela construção da autonomia camponesa, da soberania alimentar e de um projeto popular para o Brasil.

As ferramentas: significam que os camponeses e camponesas possuem uma dupla missão, que é produzir alimentos saudáveis para os trabalhadores/as e cuidar da natureza.

A mão semeando as sementes: significa a construção de nossa autonomia e soberania como camponeses e camponesas. Plantar o novo, de onde nascerá uma sociedade mais justa e igualitária.

13147417135_d457863e81_o.jpg

Gritos de ordem: os gritos de ordem devem ser sempre feitos com a mão esquerda, punhos fechados e erguidos, não são simples gesto, eles representam a desobediência à ordem dominante e opressora estabelecida e a rebeldia necessária para mostrarmos nosso orgulho em sermos lutadores e lutadoras do povo e com o povo.

Camponeses e camponesas em luta: por soberania alimentar e poder popular!

Saiba mais sobre o MCP

Ativo 56_2x-8.png
Ativo 58_2x-8.png
Ativo 59_2x-8.png