top of page
Search

Lançamento da portaria de seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida MCMV) Rural e Entidades

O Movimento Camponês Popular, somou-se aos demais movimentos do campo, das águas e da floresta, e os urbanos, no Ato de lançamento da portaria de seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida MCMV) Rural e Entidades na manhã de ontem (10/04) no Palácio do Planalto. O programa foi lançado pelo Presidente Lula e o ministro Jader Filho, das cidades, com a presença dos ministros Paulo Teixeira do desenvolvimento agrário, Welington Dias do desenvolvimento social, Padilha da casa civil, Marcio Macedo da presidência da república, com entrega de 75 mil unidades para o Campo.


Mas de seiscentos militantes estiveram no ato. Na oportunidade, fora entregue um quadro pintado pelo agricultor familiar Zezinho de São Paulo que retrata a concepção de moradia sugerida pelos movimentos sociais rurais, simbolizando a integração das políticas públicas da a moradia digna com energia fotovoltaica, cisternas, quintal produtivos, assistência técnica, pequenos equipamentos. Essa é a moradia rural que sonhamos.



Após o Ato, o presidente Lula reuniu com o Comitê de Habitação formado pelos movimentos sociais rurais e urbano para discutir os desafios enfrentados pelos movimentos. Foi uma iniciativa importante para ouvi as demandas dos movimentos, além de apontas questões importantes para as próximos seleções.



Nesta primeira seleção do programa do terceiro Governo Lula, os camponeses organizados no MCP foram contemplados com 734 unidades a serem contratadas, nos estados de Goiás e Pará. Um avanço na luta por moradia digna.


Fonte: Casa Civil


O programa MCMV, Habitação Rural é uma política pública importante para os camponeses. É uma política genuína do governo do PT iniciada em 2009 no governo que leva dignidade as pessoas que precisam. Mas, garantir o protagonismo das organizações na execução do programa no país, é um desafio na conjuntura atual.


bottom of page