top of page
Search

MCP e EMATER realizam Oficinas de Artesanato e Processamento de Frutos do Cerrado em Goiás


As oficinas de Artesanato e Processamento de Frutos do Cerrado aconteceram nos dias 28 novembro à 01 dezembro na Comunidade Zumbi dos Palmares, no município de Simolândia-Go.




Estas oficinas foram ofertadas pela EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) em parceria com o Movimento Camponês Popular, tendo objetivo agregar valor ao trabalho das mulheres na região. Gerando também, o aproveitamento da biodiversidade local, rica em frutos cerrado como: baru, cagaita, mangaba e jatobá (nesta época do ano). Durante as vivências, foram produzidos bolos, geleias, doces, pão enriquecido , brigadeiros e outros preparos com as frutas.








Já na oficina de fuxico com retalhos, as participantes aprenderam a fazer flores, porta pano de prato, peso de porta e porta cabide. Exercitando assim, a economia criativa e o reaproveitamento de recursos, podendo gerar autonomia financeira para as mulheres.







A socialização de saberes é base para a construção de caminhos que contemplem a realidade do povo campesino. Desta forma, as oficinas foram banhadas da participação coletiva e envolvimento integral da comunidade.

SEM FEMINISMO NÃO HÁ AGROECOLOGIA!

bottom of page