Search

MCP-PA realiza mutirão para plantio de unidade multiplicadora de manivas em Igarapé-Açu


O Movimento Camponês Popular (MCP) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Igarapé-Açu - SEMAAB, realizou na manhã do último dia 19 de outubro realizaram um “Puxirum” mutirão no sítio São Raimundo na Comunidade do 12 ramal do Prata para plantio da unidade demonstrativa e multiplicadora de cultivares de manivas resistentes a podridão radicular.



Os técnicos da secretaria, agricultores da comunidade e militantes do MCP uniram força nas atividades de decotar, cavar, semear e fechar covas na manhã de terça feira, as cultivares selecionadas para o plantio foram a BRS HB Poty e BRS Mary desenvolvidas pela Embrapa e doadas pelas SEDAP ao município. O intuito do projeto é construir um banco de multiplicação de sementes e distribuí-las para os camponeses do município.


Para Rosane Silva (coordenação do MCP), “as famílias organizadas no movimento vêm consolidando o importante papel de Guardiões da Sementes a exemplo do Sítio São Raimundo, que desenvolve a missão de cuidar e multiplicar sementes para fins de uso coletivo”. Iniciativa como estas, fortalecem as políticas de desenvolvimento local e territorial, fundamental na garantia da soberania alimentar e da autonomia camponesa.