top of page
Search

MCP-PI entrega mais de duas toneladas de alimentos para o CRAS Júlio Borges, via PAA


As companheiras dos municípios de Júlio Borges e Parnaguá, no Piauí, estão dando um exemplo de agricultura sustentável! O grupo de mulheres organizadas pelo MCP-PI foi responsável pela entrega de mais de 2 toneladas de alimentos, via o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, para o CRAS de Júlio Borges.

Ao todo, 23 variedades de hortaliças são produzidas pelo grupo: “alface, abóbora, cheiro verde, rúcula, tomate, couve, cenoura são alguns exemplos dos alimentos produzidos aqui nas hortas”, conta o companheiro Agnaldo, do MCP-PI. Para se ter uma ideia da capacidade de produção, só em março foram cerca de 600 kgs de alimentos doados, todos produzidos em uma área de pouco mais de um hectare.


Segundo o Agnaldo, os maiores desafios da região são o intenso calor, que causa muito stress nas plantas, a energia elétrica frágil, que acaba queimando equipamentos, e a dificuldade em conseguir água.


A gente enfrenta os desafios, né? Cada um dá um jeito de furar um poço, fazer uma cacimba e assim nós vamos seguindo”, diz o camponês.

O grupo ainda espera a chegada de um kit de irrigação, que deveria vir através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), mas com a pandemia a entrega do equipamento foi adiada.


Apesar das dificuldades, a produção piauiense é uma referência e só nesta semana foram plantadas mais 3 mil plantas jovens de alface, que em breve irão para as mesas dos piauienses. A expectativa é que até dezembro deste ano sejam entregues mais 14 toneladas das diferentes hortaliças produzidas pelo grupo.



SABOR DO NÉCTAR


Além das hortas, o grupo de mulheres também colabora com a produção do mel Sabor do Néctar, que é um dos produtos disponíveis aqui no nosso site. Clique aqui e saiba mais!



bottom of page