top of page
Search

X Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas – SENASEC

Updated: Jun 5, 2023


Chegamos à 10ª edição do Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas (SENASEC). Neste ano de 2023, comemoramos também os 15 anos de criação do Movimento Camponês Popular (MCP). Estas são duas importantes marcas temporais, cujas bases estão fincadas na organização popular e na luta do campesinato por direitos e políticas públicas que sejam capazes de garantir a produção de alimentos para o povo brasileiro.


O X SENASEC se pauta pelo direcionamento temático da Comida saudável: dever do Estado, direito do povo, compromisso camponês. Em sua trajetória de uma década, o seminário é realizado a cada dois anos congregando uma diversidade de ideias, perspectivas e saberes tanto do campesinato, em sua diversidade, quanto de pesquisadores engajados em práticas de produção agroecológica. Ao longo das edições, o espaço do SENASEC reuniu diferentes protagonistas para compartilhar as experiências, nos mais distintos territórios, por isso, já passaram delegações de camponeses/pesquisadores de países da América Latina, Índia, Estados Unidos, África e Europa.


Nessa edição do X Seminário Nacional de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas, que a ser realizado no Estado de Pernambuco, dos dias 02 a 05 de outubro de 2023, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este será um importante espaço de reflexão, diálogo e formação para camponeses e camponesas de diversos estados brasileiros, militantes de organizações sociais, estudantes e pesquisadores da área da agroecologia.


O SENASEC é uma estratégia de fortalecimento para que camponeses e camponesas possam trocar experiências com outras famílias, apresentar suas práticas individuais e coletivas agroecológicas desenvolvidas no âmbito da agrobiodiversidade. Sendo esta compreendida, aqui, como um conjunto de relações e interações do manejo da diversidade dentre e entre espécies com os conhecimentos tradicionais e com o manejo dos múltiplos agroecossistemas.


É importante apoiar as comunidades de agricultores visto que desenvolvem uma forma própria de manejo dos agroecossistemas e que apontam a agroecologia como matriz de produção, assim como valorizar a agrobiodiversidade e estimular as experiências locais, como uso e conservação dos recursos genéticos de vegetais e animais, valorizando o que é natural, cultural e social de cada região e bioma.

Desde as edições nos anos anteriores, em diversos estados brasileiros, o SENASEC tem abordado a importância das mulheres camponesas na produção, pois são elas as responsáveis por boa parte do trabalho produtivo, além do trabalho reprodutivo. Neste sentido, o seminário sempre reserva um espaço para debater a importância da mulher na construção da agricultura e as formas de organização social, como estratégias de buscar a sua autonomia e direitos.

Do mesmo modo, os seminários também são espaços de debate sobre o papel e a necessidade de envolvimento da juventude camponesa no processo de construção da soberania alimentar do país. Para a juventude, o SENASEC se apresenta como importante espaço de articulação e formação que se objetiva na organização dos jovens diante do grande desafio que é a permanência no campo.


Dito isto, a realização da 10ª edição do SENASEC é essencial para que possamos aprofundar os debates sobre o processo agroecológico, a troca de saberes com métodos científicos e os populares, além do papel fundamental de camponeses e camponesas na produção de alimentos saudáveis e na sustentabilidade dos diversos biomas do Brasil.


O X Seminário de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas acontecerá em Recife/PE em outubro de 2023 e conta com a participação aproximada de 1000 (mil) pessoas, especialmente camponeses/as vindos dos diversos estados brasileiros, além de grupos, coletivos e indivíduos que se identificam com a discussão e queiram somar no debate.

Será um grande espaço de formação que se dá em torno da proposta da produção por meio das sementes crioulas e agroecológicas. Assim, estão previstas exposições e debates de temas referentes à realidade camponesa e a situação alimentar do país, ressaltando a conjuntura agrária, o papel da juventude e das mulheres na produção de alimentos saudáveis. Pelos painéis estarão diálogos sobre a importância da agroecologia, das sementes crioulas e os desafios para a produção de alimentos saudáveis, com foco nos direitos humanos.


Durante a realização do seminário, haverá a ciranda infantil que é um espaço político e pedagógico pensado para as crianças, ou seja, para os filhos e filhas dos camponeses e camponesas que participarão do seminário. Além disso, está pensado para o evento uma feira de produtos da agricultura familiar, trazidos pelos camponeses para troca e comercialização, em conjunto com a feira haverá apresentações artísticas da terra congregadas no Festival da Juventude Camponesa.


É nesse espírito de partilha, trocas de saberes e experiências que caminhamos para os 15 anos de lutas e resistência do MCP. A partir dos ideais da coletividade, do compromisso camponês com a produção de comida e na compreensão de que comida saudável é direito do povo e dever do Estado, que projetamos o X Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas.


Recife – PE, abril de 2023.


Direção Nacional do MCP



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page