top of page
Search

44,4 toneladas de Sementes Crioulas para Paragominas/PA

  • Writer: MCP Brasil
    MCP Brasil
  • 22 hours ago
  • 2 min read

O município de Paragominas, no Pará, amanheceu com o sol mais brilhante com a doação de 44,4 toneladas de sementes de verdade, que produzem comida de verdade. Na manhã da sexta-feira, 30 de janeiro, o Governo Federal, por meio da CONAB, via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea, distribuiu, em parceria com os movimentos sociais, mais de 44,4 toneladas de sementes crioulas de milho (2,7 t), feijão (1,1 t), arroz (2,6 t) e manivas (38 t).


A Associação Nacional de Agrobiodiversidade dos Povos da Amazônia em Defesa do Meio Ambiente e da Vida (ANAPAMAV) é a entidade fornecedora, e as associações locais como a Associação União dos Agricultores Familiares da Vila União do Assentamento Paragonorte (AUAF), Associação dos Produtores Rurais da Colônia Alto Coaraci do Município de Paragominas e Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Colônia Potiritá, que reúne famílias da reforma agrária e comunidades quilombolas, são as Unidades Recebedoras.


O projeto tem um montante global de 97,2 toneladas de sementes crioulas, que atenderão povos indígenas da região de Altamira, comunidades quilombolas de Santa Luzia do Pará, Bujaru e assentados da reforma agrária de Castanhal. A entrega realizada em Paragominas representa uma operação de mais de 418 mil reais em investimentos, envolvendo cerca de 30 fornecedores e beneficiando 890 camponeses e camponesas.

Neste ato de entrega, realizado em 30 de janeiro, foram distribuídos principalmente os grãos de arroz, feijão e milho. Já as manivas, devido ao volume e ao sistema de plantio consorciado, seguem um calendário específico, com entregas previstas até o dia 14 do mês corrente.



O acesso às sementes crioulas contribui diretamente para a implementação de duas estratégias centrais. A primeira é o fortalecimento da soberania alimentar dos territórios: comida de verdade só é possível com semente de verdade. A segunda é a autonomia camponesa. As sementes servem tanto para a produção de alimentos saudáveis quanto para a multiplicação e o melhoramento participativo, garantindo sementes para as roças futuras. Quando cuidadas por guardiões e guardiãs da agrobiodiversidade, elas se multiplicam e produzem fartura.


As sementes crioulas doadas pela CONAB atendem uma rede de associações locais, organizações e movimentos sociais dos territórios, que são parceiros no planejamento e na implementação de roças coletivas, corredores agroecológicos e das ações dos projetos Terra à Mesa e Arroz da Gente. Essa articulação representa a integração das políticas públicas nos territórios e o fortalecimento da agroecologia.

Diversas organizações e militantes prestigiaram e apoiaram a realização do ato, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paragominas, a Associação Caixa Colônia Nazaré, a Associação AMPPRCNH, agentes do Programa Arroz da Gente, a Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Indústria de Paragominas, vereadores e outras parcerias locais.


O Movimento Camponês Popular (MCP) é o principal articulador dessa ação, que combina esforços entre o Governo Federal e a sociedade local. Uma ação organizada que transforma a vida dos camponeses e camponesas frente às mudanças climáticas e ao avanço da contaminação das sementes crioulas por variedades transgênicas. É a prática concreta que enfrenta quem produz a fome e afirma a vida no campo.



Comida Saudável: Direito do povo, dever do Estado, compromisso camponês!


Texto: Lidenilson Silva / Direção Nacional MCP.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page