top of page
Search

Biodigestor fortalece produção agroecológica no interior de Sergipe

Updated: Jan 20, 2022

Em tempos cada vez mais difíceis, as tecnologias sociais apresentam soluções duradouras e eficientes. Simples e baratas, elas podem fazer com que os camponeses deixem de depender de insumos industriais ou do agronegócio para a produção, beneficiamento e comercialização da sua produção. Um ótimo exemplo disso são os biodigestores, que diminuem a dependência do gás de cozinha, cujo preço teve aumentos significativos nos últimos tempos.


Em janeiro deste ano realizamos junto a uma rede de parceiros a construção de um biodigestor na comunidade Riacho do Meio no município de Umbaúba-SE. A ação fez parte do Projeto Aurora e foi protagonizada por Edson Almeida, o “Experimentador do Sertão”, que registrou todo o processo de construção do biodigestor no seu canal no youtube. Confira abaixo o vídeo completo e saiba mais!



Projeto Aurora


Jovens e mulheres construindo alternativas para a produção, beneficiamento e comercialização de alimentos e insumos agroecológicos. O intuito do projeto é gerar autonomia energética e promover a autonomia camponesa e a soberania alimentar, pois o custo do gás de cozinha tem um peso significativo no custo de produção do campesinato. Fortalecer o trabalho das mulheres ajuda a combater o machismo, entranhado em nossa sociedade, fortalecendo o empoderamento feminino e a construção do Feminismo Camponês Popular.



bottom of page