top of page
Search

CONTRA O PACOTE DO VENENO, VETA LULA!

Na última semana, foi aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei 1459/2022, mais conhecido como Pacote do Veneno. Na contramão do debate ambiental, da possibilidade de construir mecanismos de reduzir o uso de agrotóxicos e de incentivar a produção de alimentos saudáveis, praticamente todos os senadores da república votaram a favor do PL que trará imensos retrocessos ao país. Vale destacar que, inclusive, os senadores de esquerda votaram a favor do projeto, o que nos deixa ainda mais perplexos sobre o assunto.


Isto ocorreu na semana anterior ao dia internacional de luta contra os agrotóxicos (03/12) e da COP do Clima, onde o debate global sobre a questão ambiental e das mudanças climáticas está sendo debatida e com certeza o Pacote do Veneno será uma grande contradição perante a posição do Brasil neste espaço internacional.

O Movimento Camponês Popular se soma às organizações articuladas na Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida na luta pelo veto do presidente Lula ao pacote do veneno.

Defendemos que o Brasil deve restringir a utilização e construir caminhos de reduzir o uso de agrotóxicos, pois estes são os grandes responsáveis pelo alto índice de impactos negativos à saúde humana e à degradação e destruição ambiental.

Defendemos a Agroecologia como a forma de produzir com respeito aos modos de vida das camponesas e dos camponeses, em todas as suas categorias, e avançar na produção de alimentos saudáveis.

bottom of page