top of page
Search

MCP-GO implanta Corredores Agroecológicos no município de Catalão –GO

Updated: Nov 9, 2021

Na primeira semana do mês de novembro foram implantados três Corredores Agroecológicos em propriedades de famílias camponesas do município de Catalão, sudeste de Goiás.

As atividades são uma iniciativa dos pesquisadores da Embrapa Cerrados em parceria com famílias camponesas de Goiás, especialmente as famílias ligadas ao Movimento Camponês Popular.


Os Corredores Agroecológicos são áreas onde os cultivos alimentares, como milho, feijão, mandioca ou arroz, são combinadas com espécies de plantas de cobertura e outras de interesse local, compondo um sistema de consórcios e rotações. Essa metodologia, descrita por Altair Machado e Cynthia Machado em diversas publicações, possibilita que os agricultores familiares agroecológicos ou em transição, garantam a produção de alimentos e a soberania alimentar ao mesmo tempo em que usam e conservam os recursos naturais, aproveitando os pequenos espaços que possuem para o cultivo de uma diversidade considerável de espécies.


As implantações contaram com a presença das famílias de agricultores, Jamil e Lucimar Corinto, e Marivalda dos Santos e Sebastião; dos pesquisadores da Embrapa Cerrados, Altair Machado, Cynthia Machado e Cícero Pereira; do pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Agostinho Didonet; dos dirigentes e técnicos do MCP, José Melchior e Evandro Nesello, dos estudantes da UNB, Márcio Mendes e Rafael Bastos, do técnico em agroecologia, Murillo Notine, da doutora em ciências, Rosenilda de Souza, e do professor da UFG, Marcelo Mendonça.




bottom of page