top of page
Search

Encontro Estadual do Movimento Camponês Popular de Pernambuco


Amar o campo ao fazer a plantação Não envenenar o campo é purificar o pão Amar a terra e nela plantar semente A gente cultiva ela e ela cultiva a gente - Zé Pinto


O Movimento Camponês Popular de Pernambuco realizou, nos dias 19 e 20 deste mês, o Encontro Estadual do MCP no Roçado Solidário localizado no Assentamento Che Guevara em Moreno-PE. O encontro contou com a participação de pessoas participantes do movimento (camponesas, camponeses, jovens do campo e da cidade) e também novas pessoas que desejavam conhecer o MCP e se juntar na luta pela Soberania Alimentar.


A programação do primeiro dia foi focada na apresentação da história do movimento, sua organicidade, objetivos e linhas de ação. Também foi estudado sobre a ação dos militantes, refletindo qual o papel da militância no MCP, através do nosso Caderno de Formação.

No segundo dia do encontro, foi realizada uma visita ao Roçado Solidário com Seu Dema, assentado no Assentamento Che Guevara. Ele contou sobre a história da luta por esta terra e o caminho até os dias atuais. Após sua fala, a mística deu segmento com o plantio de duas árvores (Ipê Roxo e Pitanga) de forma coletiva e com a participação das crianças.


Este último dia, foi dedicado para a realização de uma análise das ações nos territórios em 2022 e sistematizar o planejamento para 2023, apontando as necessidades de cada localidade. Por fim, foi construído um calendário anual das ações do MCP em Pernambuco.



Camponeses e Camponesas em Luta por Soberania Alimentar e Poder Popular!




bottom of page