top of page
Search

Encontro Estadual e Seminário de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas de Sergipe


O Movimento Camponês Popular de Sergipe promoveu um Encontro Estadual em conjunto com um Seminário de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas, nos dias 08 a 10 de dezembro. O encontro aconteceu no Recanto Franciscano Mosqueiro na cidade de Aracaju. Durante o evento, o movimento buscou avaliar sua trajetória e suas ações dos últimos anos, fazendo uma balanço geral até o momento presente. Esta ação impulsiona a reflexão e aperfeiçoamento, gerando amadurecimento para as pessoas integrantes. A partir dessa visão do que já foi feito, foi refletida as próximas ações, caminhos e parcerias para efetivação da autonomia camponesa e soberania alimentar no estado de Sergipe.

Para além dessas atividades, também foi realizada uma mesa de diálogo com a temática "O papel do estado na conservação e uso da agrobiodiversidade e na construção da Soberania Alimentar" com a participação de Eliane Dalmora (IFS), André Bonfim (INCRA) e Felipe Sena (MCP). Após esta mesa, foi realizada uma nova roda de diálogo com o tema " Contaminações de Sementes Crioulas por Transgênicos em Sergipe - Panorama e Desafios" que contou com a participação de Rita Fagundes (GT Agrobiodiversidade RESEA/ Instituto Uruçu), Edson Almeida (Agricultor MCP) e João Alexandre (ASA).

O evento também contou com 10 oficinas voltadas para as práticas da Agricultura Camponesa e da Comunicação Popular, mediadas por diferentes organizações do estado, na busca de promover uma socialização de saberes no território. Durante as oficinas, houve a Ciranda Infantil que garantiu formação e diversão para as crianças presentes.


Outra atividade realizada foi a Feira de Troca de Sementes Crioulas e a Feira Agroecológica e Cultural que contou a participação de artistas, agricultoras e agricultores locais. Nesta feira aconteceu o lançamento da Campanha Permanente Sementes da Vida, com música, comida de de verdade, abundância e movimento em dança e compartilhamento.



Com essa semente plantada e compartilhada, o movimento em Sergipe seguirá com mais força. Agradecemos a todas e todos envolvidos na realização deste momento, sigamos juntes!



Camponesas e Camponeses em Luta por Soberania Alimentar e Poder Popular!



bottom of page