II Encontro Nacional do Programa Cozinha Solidária
- MCP Brasil
- 4 days ago
- 1 min read

O Movimento Camponês Popular (MCP) participou do II Encontro Nacional do Programa Cozinha Solidária, realizado nos dias 3 e 4 de agosto de 2025 no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, com representantes dos estados do Pará, Maranhão e Pernambuco.
Na Rede de Cozinhas Populares do MCP, estão em funcionamento 33 unidades, distribuídas em Goiás, Sergipe, Pernambuco, Maranhão e Pará, que cumprem papel fundamental no enfrentamento à fome e no fortalecimento da organização comunitária nos territórios.
O evento reuniu representantes de 60 cozinhas solidárias, mais de 20 entidades gestoras, movimentos sociais, universidades e órgãos públicos, com o objetivo de avaliar avanços, fortalecer parcerias e construir propostas para o futuro desta política pública estratégica de combate à fome.

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi destacada como peça-chave no abastecimento das cozinhas solidárias, garantindo que alimentos da agricultura familiar cheguem às mesas das comunidades em situação de vulnerabilidade.
Segundo Sílvio Porto, presidente da CONAB, “As cozinhas solidárias são um dos instrumentos de promoção social mais efetivos por chegarem onde o Estado não chega, atendendo pessoas mais excluídas.”
Com o tema “Alimentar a esperança de um Brasil justo e solidário”, o encontro foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Mais do que servir refeições, as cozinhas solidárias são espaços de acolhimento, de fortalecimento dos vínculos comunitários e de formação popular, contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, soberano e solidário.

Comunicação Nacional MCP.