top of page
Search

Intercâmbio Internacional sobre Direito à Alimentação e Agrobiodiversidade


O MCP recebeu entre os dias 22 a 25 de novembro, pesquisadores da Universidade Nacional do Nordeste (UNNE/Argentina), da Universidade Federal de Goiás (UFG/Brasil), representante da secretaria da agricultura e liderança camponesa da Asociacion Provincincia Ferias Francas Corrientes, em intercâmbio que integra o projeto "Direito à alimentação e desenvolvimento rural sustentável: a biodiversidade e a defesa dos direitos dos camponeses".


A ação conjunta tem como objetivo fomentar uma universidade sul-americana e campesina na defesa da agrobiodiversidade, das sementes crioulas e no combate à contaminação genética.

Durante o intercâmbio, foram realizadas visitas às áreas de produção agroecológica de camponeses e camponesas do MCP, o trabalho das mulheres com as cozinhas coletivas.

A iniciativa em defesa das sementes crioulas e nativas é uma das estratégias para promover o direito à alimentação e o desenvolvimento rural sustentável. Sendo assim, os diálogos, trocas de experiências e saberes se constituem como essenciais à investigação e educação, com vista à vida de ecossistemas.


Por isso, a ação se mostra como potência no campo da investigação acadêmica em sintonia direta com agricultores familiares. Além disso, uma área importante para avançarmos no trabalho com sementes agroecológicas e agrobiodiversidade, é a área do direito. Nesse sentido, as relações entre campesinato e o direito agrário são de suma importância.

Sendo assim, outro grande avanço para esse intercâmbio é a participação de pesquisadores do campo do direito agrário e da mediação de conflitos ambientais.


Camponesas e Camponeses em luta por soberania alimentar e poder popular!


bottom of page