top of page
Search

MCP com Nova Identidade Visual, em Comemoração aos 15 Anos



O MCP comemora em 2023, seus 15 anos de existência. Desde 2008, quando foi criado no Estado de Goiás, muitas transformações ocorreram na conjuntura política nacional e no interior do Movimento. Todas as mudanças direcionam para um Movimento Camponês Popular pautado pela produção de comida saudável, da defesa da vida e da natureza.


No contexto dos 15 anos e também pela necessidade impulsionada através da transformação e expansão da atuação do MCP, colocamos em discussão a reelaboração da identidade visual. O resultado alcançado é fruto de amplo debate de ideias e criatividade que traduz expectativas, desejos, sonhos, análises sociais e esperançar em luta.


Os símbolos que vamos criando ao longo de nossa história são representações, que em junção dão a unidade em torno de um ideal, de uma memória e de uma causa: a causa camponesa e popular. É sobretudo, a constituição da mística do MCP que desempenha um papel fundamental em nosso caminhar. Alguns símbolos são fixos e outros vão sendo construídos para representar a nossa trajetória de luta.


É com esse ideal de representar nossa trajetória de luta, em constante movimento que apresentamos nossa nova representação visual.



Cor verde: a nossa cor verde utilizada em nossa bandeira, camisetas, bonés e demais materiais visuais simboliza a esperança de construir um mundo melhor e mais justo, com a preservação de nossa Biodiversidade.


Cor vermelha: significa o sacrifício e sangue derramado na luta por outros companheiros e companheiras que vieram antes de nós.


Cor preta: representa nosso luto e a nossa homenagem a lutadoras e lutadores que tombaram em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.


Sol: significa um novo horizonte, ao qual sonhamos em chegar, que é a construção do projeto popular para o Brasil.


As duas pessoas camponesas: representam nossa ação pela transformação, pela construção da autonomia camponesa, da soberania alimentar e de um projeto popular para o Brasil.


Sementes e alimentos e ferramenta: é a construção de nossa autonomia e soberania como camponeses e camponesas, que perpassa por muita luta. Plantar o novo, de onde nascerá uma sociedade mais justa e igualitária. É a representação do trabalho diário do povo camponês em defesa da vida e da produção de alimentos com base na produção agroecológica para alimentar a população brasileira.


O solo: é representação sagrada para os diferentes povos, a base para nosso cultivo e colheita. É também a referência de que são necessárias condições dignas de viver e produzir alimentos na terra, com justa distribuição da mesma.



COMIDA SAUDÁVEL: DEVER DO ESTADO, DIREITO DO POVO, COMPROMISSO CAMPONÊS!


bottom of page