top of page
Search

Recriação do Conselho de Participação Social e do Sistema de Participação Social Interministerial

O governo federal e a sociedade reunidos na assinatura dos Decretos do Conselho de Participação Social e do Sistema de Participação Social Interministerial pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (31/01).

"Eu quero que vocês saibam que esse conselho vai servir para ajudar a gente a reconstruir, ou construir uma coisa nova. Uma participação popular efetiva. E que vocês sejam tratados em igualdade de condições, que possam dizer sim da mesma forma que podem dizer não", disse hoje Lula em discurso aos representantes de movimentos sociais na cerimônia.


Neste ato, Lula abre as portas novamente para a população e caminha para a constituição de uma democracia participativa. Este movimento é necessário para o exercício da construção de uma país justo e que atenda a diversidade do nosso povo.

No Fórum Social Mundial (27 jan. 2023), Márcio Macedo, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, diz que “Nós não queremos os movimento sociais como correia de transmissão do governo, apenas para transmitir para a população as políticas públicas. Nós queremos participação e controle social de fato. Também queremos criar as bases para fazer o orçamento participativo, mas isso é mais complicado a nível federal” {1}.

O ministro Macedo afirma em sua fala a necessidade da participação efetiva e de forma direta com o governo. A Política Nacional de Participação Social é fundamental para a avançar na reconstrução das políticas públicas a partir desse diálogo entre o governo e a sociedade. Uma vez que é necessário ouvir as demandas do povo para que as políticas públicas reflitam uma melhora da qualidade de vida da população. Portanto, compreendemos que a Participação social é um pilar estratégico na governança.


O Movimento Camponês Popular será uma parceira neste processo, exercitando a participação e a aproximação com o governo, na retomada das políticas e dos espaços governamentais com a presença do povo e nossa bandeira! Como também, investiremos na formação política de base do nosso povo para uma participação mais efetiva e ativa.


Celebrar esse espaço é vislumbrar um processo que se abre de esperança e de reconstrução do Brasil para o povo ser feliz de novo!



Kommentarer

Gitt 0 av 5 stjerner.
Ingen vurderinger ennå

Legg til en vurdering
bottom of page