top of page
Search

Primeiro ano do Recanto Camponês!


O 07 de setembro em Aracaju foi uma dia mais que especial! Iniciamos o dia no 28° Grito dos excluídos e excluídas, junto a outros movimentos sociais, sindicais e alguns setores das igrejas. Este ano a mobilização teve como tema “ Vida em primeiro lugar!” e lema “Brasil: 200 anos da (in)dependência, para quem?”. Tornando-se um encontro de lutas e necessidade do Brasil atual, reivindicando o combate à fome, ao desemprego, à inflação, ao desalento e tantas outras injustiças.


Após o ato, houve a comemoração do primeiro ano do Recanto Camponês! O Recanto é um espaço promovido pelo Movimento Camponês Popular, articulando campo e cidade, proporcionando a comercialização de produtos do campesinato e mobilizações sociais. Em Aracaju o Recanto Camponês surgiu para atender à demanda da cidade por comida de verdade sem agentes intermediários e para apoiar o trabalho das famílias camponesas que produzem ou beneficiam os alimentos que chegam às nossas mesas. Nesses 12 meses, o espaço sediou algumas ações como: CuscuzAto, eventos culturais, exposições de artes, oficinas de xilogravura e de bordado, noites de Acarajazz, tardes com pizza e chopp artesanal, Flash Day e outras ações. O Recanto não é apenas uma loja, seu objetivo é ser um local para promover uma alimentação de qualidade no campo e na cidade e também acolher nossos sonhos e materializar conquistas de todos nós!


O apoio do Fundo Casa Socioambiental foi fundamental para a criação do Recanto Camponês, desse sonho coletivo do MCP, que através da chamada Casa Cidades do Nordeste aportou um recursos que possibilitou sua materialização.


Nossos agradecimentos vão a todas, todos e todes que apoiam nosso trabalho, compram nossos produtos, divulgam nosso trabalho, fornecem os produtos que estão nas nossas prateleiras e que de alguma forma estão caminhando como a gente nessa jornada.


Nós somos Camponesas e Camponeses em luta por soberania alimentar e poder popular!


bottom of page