Search

Movimento Camponês Popular abre Recanto Camponês em Aracaju



Em setembro de 2021, o MCP em Sergipe iniciou as atividades do Recanto Camponês, primeiro espaço de comercialização próprio do movimento. O Recanto tem como proposta unir campo e cidade, fornecendo alimento saudável e fortalecendo a produção camponesa.


Desde a ideia inicial, o Recanto tem sido pensando de forma coletiva entre a direção estadual do MCP de Sergipe, agricultores envolvidos no movimento e militantes que vivem na cidade e trabalham na comercialização da produção camponesa. Um das principais objetivos é proporcionar acesso direto à produção camponesa, sem atravessadores e a preços acessíveis.


"A demanda por 'comprar de quem faz' se faz presente na cidade principalmente entre as pessoas que buscam saber as procedências do seu alimento e com o fechamento das feiras agroecológicas em Sergipe a população da cidade passou a ter ainda mais dificuldade de acessar os produtos da agricultura familiar o que também prejudicou o trabalho de quem produz os alimentos, que perderam seus espaços de comercialização", conta Aline Rios, que integra a coordenação do MCP no estado e administra o lugar.



O espaço reúne alimentos frescos e beneficiados, como frutas, verduras, hortaliças, queijos, grãos, pães e bolos. Também são comercializados insumos agrícolas, mudas diversas e artesanatos. Tudo produzido pelo campesinato sergipano e por grupos urbanos de produção sustentável. O produto mais procurado, claro, é o cuscuz crioulo.


Para minimizar os riscos da Covid-19, o Recanto Camponês funciona de forma online e offline. O espaço físico abre todas as quintas e sextas, mas os pedidos podem ser feitos a qualquer momento através do WebFood, onde estão listados todos os produtos disponíveis para venda.


Para a criação do espaço o Movimento Camponês Popular teve apoio do Fundo Casa através da chamada Casa Cidades de 2020. “O apoio do Fundo Casa foi fundamental para a realização deste sonho que tem se construído como um local de referência da comercialização agroecológica aqui em Aracaju”, conta Aline.


Para os próximos meses, o plano é de que o espaço possa abrir para eventos culturais e de formação. "Pretendemos realizar oficinas de permacultura, oficinas artísticas e outras atividades culturais. Tudo com a proposta de promover a integração campo/cidade", planeja a militante do MCP.


Recanto Camponês - Aracaju

Rua Santa Luzia, 902. São José

Aberto quintas e sextas

Faça seu pedido online pelo WebFood

Siga o Recanto Camponês no Instagram